quinta-feira, 3 de agosto de 2017

GUANANIRA - A ILHA DO MEL

Os índios chamavam a ilha de Vitória de Guananira, ou "Ilha do Mel'.

Foi essa a inspiração para o nome do Grupo de Trabalho composto de representantes da Prefeitura de Vitória, da  Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Vereadores, e também por Membros da  Associação dos Meliponicultures do Estado do Espírito Santo - AME - ES; para discutir e encaminhar questões relativas a meliponicultura no âmbito da Cidade de Vitória.

Assim, AME-ES está tendo esta oportunidade de apresentar demandas tais como: a apresentação de uma Lei regulamentando a atividade na Capital, o encaminhamento de uma solução para a problemática da aplicação de venenos que, acabam por matar os polinizadores, e o desastre das árvores tóxicas como o neem indiano e espatódeas.

O Grupo de Trabalho está se preparando para implantar um programa de meliponicultura na "ilha do mel", envolvendo a educação ambiental, implantação de meliponários nos parques, e ainda treinamentos, principalmente dos moradores das imediações das áreas verdes da cidade.

 A primeira ação ocorreu no Parque Natural Municipal doVale Mulembá, onde foi instalado um meliponario em 07 de junho. Já estão instaladas algumas colônias e já iniciamos trabalho de educação ambiental e noção de meliponicultura com estudantes e moradores - Veja postagem a respeito

Recentemente foi realizada uma visita ao projeto de meliponicultura em andamento nas aldéias indíginas de Aracruz, para conhecer o funcionamento e, juntando com a experiencia já adquirida com nossas atividades na foz do Rio Doce, planejar um futuro projeto para a população do entorno dos Parques Municipais.
Visita ao projeto de meliponicultura indígena

O grupo pôde conhecer melhor a as abelhas nativas e as potencialidade ambinentais, sociais e eoconomicas da meliponicultura

A intenção do Guananira é fazer Vitória voltar a ser a "ilha do mel". Para isso, se busca oferecer aos moradores uma forma de acesso às colônias, tornando a meliponicultura uma atividade reconhecida e produtiva, incentivando a produção de méis das abelhas nativas, ao mesmo tempo em que se oferece polinizadores para as áreas verdes da Cidade.







Nenhum comentário:

Postar um comentário